quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

JANEIRO 2008

Este foi um mês bastante movimentado para a Guaxu. Além dos mais de 20 animais aguardando doação, entre alguns já encaminhados, a Guaxu socorreu 2 cachorros atropelados, uma cadela com pneumonia (já adotada), e castrou 17 cadelas. O cãozinho mestiço de Basset, batizado de Zé, e sua amiga inseparável, Florzinha (abaixo), estão hospedados na Cia dos Bichos, com Dr. Daniel Ribeiro e Ribeiro, que já realizou a castração da pequena fêmea. Ambos aguardam um novo lar.


Abaixo, matéria encaminhada a todos os jornais impressos, rádio comunitária, TV Sul e EPTV nesta semana.

Castração diminui maus-tratos de animais

Felinos se reproduzem de 3 em 3 meses, e caninos, de 6 em 6 meses. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar cerca de 60.000 filhotes – estimativa que aumenta muito quando se trata de gatos.

A Guaxu SOS Animal – Associação Protetora dos Animais de Guaxupé – apóia e utiliza a castração ou esterilização cirúrgica para controle populacional de cães e gatos. Com este objetivo, a instituição firmou parceria com algumas clínicas veterinárias – Clivet, MinasVet e Cia. dos Bichos - para realizar cirurgias a preços mais acessíveis e, assim, diminuir o número de animais abandonados no município.
Só em janeiro deste ano, a Guaxu financiou a castração de 17 animais, principalmente de fêmeas adotadas das ruas por pessoas de baixa renda. “Muita gente tem receio de maltratar o animal com a cirurgia, mas entendemos que maus-tratos é abandonar, tanto cães adultos quanto filhotes”, argumenta Cristina Leite Ribeiro, presidente da Associação.
De acordo com os veterinários, é preciso alguns cuidados pós-cirúrgicos para o sucesso da operação, como ministrar corretamente os medicamentos e manter a assepsia da região próxima à incisão. A esterilização cirúrgica, além de evitar gravidez indesejada e o incômodo do cio, aumenta a expectativa de vida e diminui os riscos de doenças, tanto em machos quanto em fêmeas.
Elismara dos Santos adotou uma cadela por meio deste blog. Ganhou também a castração do animal, que passou a dividir espaço com Thor, um mestiço de Boxer de 5 meses. “Meu marido e eu estamos muito felizes com a Gaia, que se recuperou rapidamente da cirurgia e é muito dócil e educada”, afirma Elismara.
Regina Campos Reis mantém em sua residência no Parque dos Municípios I cerca de 30 cães, todos retirados das ruas. Em 2008, 5 dessas cadelas foram castradas gratuitamente pela Associação Protetora dos Animais. “Todas estão disponíveis para adoção”, informa Regina.


Elismara, Gaia, André e Thor.


Regina com 2 das 30 cadelas disponíveis para adoção, com Dr. Daniel, da Cia dos Bichos, que realizou a castração de 5 desses animais.

A castração é a melhor medida de contenção do aumento de animais abandonados, vulneráveis a doenças, atropelamentos e outros tipos de maus-tratos. Infelizmente, ainda é comum bichos atropelados nas ruas sem socorro. Na semana passada, a Associação recolheu um cão machucado na rua do Taboão, necessitando de cuidados urgentes. Mesmo não tendo dono, foi submetido a uma cirurgia delicada e de alto custo. “Na maioria dos casos o bicho é sacrificado humanitariamente, pois não temos como arcar com socorro, despesas cirúrgicas e medicamentos”, explica a presidente.


Dr. Paulo César Cecílio, da MinasVet, com a cadela Mimosa, atropelada no Taboão, que sofreu uma delicada cirurgia e precisa de muitos cuidados pós-cirúrgicos.

Verba pública para castrações
Embora eficaz, o número de castrações realizadas pela Guaxu SOS ainda é insuficiente para causar impacto positivo. “O problema da superpopulação de cães e gatos será resolvido com vontade política de nossos governantes e investimento de verbas públicas para Campanhas de Castração e de Educação em Posse Responsável de Animais de Estimação”, afirma Cristina. Atualmente, muitos animais das cidades vizinhas são soltos em Guaxupé, sendo que nenhuma medida preventiva foi tomada até o momento pelas autoridades competentes, e o município não tem como atender essa demanda.
Recentemente, a Câmara Municipal de Guaxupé concedeu o título de Utilidade Pública para a Guaxu SOS Animal, mais ainda não há informação de repasse de verba da Prefeitura para a entidade em 2008. “Antes de votar, procure saber a opinião do seu candidato sobre este assunto”, aconselha a defensora dos animais. Atualmente, a Guaxu sobrevive com contribuições de associados e realização de eventos beneficentes.


As gêmeas Gabriele e Daniele como o irmãos Giovany e a cadela Irrê ou Pretinha ou Pracinha, castrada, vermifugada e vacinada, que foi levada a um sítio porque estava sendo ameaçada de morte. Nas ruas, esta "pretinha" chegou a morder várias pessoas.

Edmundo (Paraná) ganhou a castração da Pretinha, adotada da rua.


Dona Rosa e Fernanda com Peteleco e Lilica, adotados por meio da Guaxu.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

FAUSTÃO E A LEI 9.605/98

Na noite do último domingo recebi um telefonema da Cristina, presidente da Guaxu SOS: "precisamos fazer alguma coisa para demonstrar nossa indignação com uma videocassetada do Faustão, em que um macaco estressado, preso por uma pequena corrente, trancado num quarto, tenta estuprar uma cadela, em evidente estado de desespero". Também fiquei chocada, mesmo sem assistir à filmagem de mau gosto. Mas o mais impressionante é que não recebi até o momento nenhum e-mail sobre este tema. Sinal de que estou conectada somente a pessoas interessantes, que não suportam o Domingão do Faustão, muito menos as imbecis videocassetadas? Evidentemente que não. No mundo virtual não escolhemos muito nossos contatos. Então, Cristina teve um delírio visual? Ou as pessoas estão totalmente hipnotizadas para perceber os absurdos que as cercam? Ficam as questões, as respostas estão no ar? Certamente, não na Globo, que demagogicamente se diz solidária às questões ambientais, culturais, artísticas, entre outras. Enquanto programas como os do Serginho Groissman ficarem nas madrugadas e os domingões tiverem tardes entediantes, nada mudou no mundo global.

Informe-se sobre a Lei Federal 9.605/98, sobre Crimes Ambientais, que prevê multa e detenção para quem praticar maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados, entre outros.

CÃES NO ALPENDRE

Esta manhã encontrei estes 2 seres perdidos na minha rua. Aguardam resgate, provisoriamente, no alpendre da minha casa. Quem souber alguma informação, favor entrar em contato. O machinho sapeca, creme, é mestiço de Basset, e a fêmea, uma pequena e dócil Vira-lata caramelo. Ambos serão doados castrados e vermifugados.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

FAÇA SUA PARTE, CÃOTRIBUA

Algumas lojas de Guaxupé (ARTEMANIA, JOÃO E MARIA, FARMÁCIA RAMO VERDE, 4 PATAS, CLIVET, DOG & CIA, MINASVET E CIA. DOS BICHOS) vendem produtos da Guaxu SOS Animal, como camisetas baby look e regata de várias cores, caneca, caneta, avental, entre outros.



A renda é revertida em castrações de cadelas encaminhadas para adoção e animais adotados das ruas por pessoas de baixo poder aquisitivo. Atualmente a Guaxu cuida de mais de 20 animais, que aguardam adoção. Entre em contato conosco e cãotribua.