quarta-feira, 26 de março de 2008

GUAXU REBATE CRÍTICA NEGATIVA

Em resposta aos artigos publicados nas páginas 2 (Painel – Não está legal 2) e 12 (O descaso com os animais) do Jornal da Região (21.03), percebendo que a equipe do mesmo está mal-informada a respeito do tema, a Guaxu SOS Animal manifesta, ciente de que desenvolve há 9 anos um trabalho responsável, dentro das suas possibilidades:
1) Para fazer parte da Associação... é preciso ter projetos para com eles, cobrar das autoridades...
A Associação Protetora dos Animais já procurou a administração pública, em várias gestões, e a Câmara Legislativa em busca de apoio aos projetos educativos e de redução da população de animais abandonados nas ruas. A proposta da instituição é realizar trabalho permanente de educação nas escolas a partir da 4ª série, estimulando a posse responsável e a formação de multiplicadores mirins, objetivando a redução do abandono. Outro projeto fundamental é a esterilização cirúrgica em massa. Ambos precisam de apoio financeiro. Em 2008, a associação foi considerada Utilidade Pública Municipal e aguarda liberação da verba no valor de 7.500 reais, que serão utilizados exclusivamente na castração de animais. A Imprensa também deve desempenhar seu papel cobrando as autoridades, principalmente na questão dos animais, em que o descaso é notório.
2) A Associação...onde não tem lugar para abrigar animais e muito menos pessoas para cuidar deles! É preciso entender...
Em duas oportunidades distintas, a Guaxu SOS firmou parceria com a Prefeitura de Guaxupé, reativando o canil municipal. Nas duas vezes, não obteve sucesso, porque o número de cães aumenta progressivamente no decorrer do trabalho e fica inviável o custo de manutenção com alimentação, medicamento e mão-de-obra. Até hoje, a prestação de socorros foi possível graças à contribuição dos veterinários locais e de outros voluntários. Ainda assim, a Guaxu castra animais e os oferece para adoção. O objetivo da Associação é trabalhar com projetos educativos e castrações.
3) ... os vários episódios de despejo de cães e gatos de rua de outras cidades para Guaxupé...
A Associação Protetora pede, constantemente, o apoio da comunidade. Ao invés de aumentar o número de colaboradores financeiros e voluntários, aumenta-se o número de animais abandonados. Sabemos que esses animais, muitas vezes, vêm de municípios vizinhos. Já pedimos auxílio às autoridades competentes para inibir esse tipo de atitude, mas não obtivemos resposta. A população e a Imprensa também podem colaborar denunciando, sempre que possível.
4) Mas, felizmente, há um seleto grupo de pessoas caridosas...
Em atividade há 9 anos, a Guaxu SOS Animal não encontra cidadãos dispostos a participar da sua diretoria. A resposta é sempre a mesma, a maioria não acredita na eficiência da entidade. Porém, graças à atuação da Guaxu, centenas de animais foram castrados e encaminhados para adoção. Muitos voltaram às ruas, porém sem a possibilidade de procriarem ou causarem transtornos, como acontece nas épocas de cio. Tudo graças ao trabalho voluntário de pessoas anônimas. Porque ninguém está na Associação para aparecer. Divulgar o trabalho realizado é obrigação ética para com a população, embora, na maioria das vezes, não fazemos barulho sobre nossas realizações. Portanto, as pessoas que se interessam pela causa animal podem e devem participar, com trabalho voluntário, doações ou sugestões. A diretoria da Guaxu SOS Animal está aberta à participação de todos.

Nenhum comentário: